Blog

Notícias e novidades

Restaurante a venda ! Você já pensou em comprar um ?


04Mar

Restaurante a venda Restaurante a venda ! Você já pensou em comprar um ?

Abrir um restaurante parece ser um sonho em comum de muitas pessoas, e temos visto milhares de restaurantes sendo bem sucedidos, afinal, todo mundo precisa se alimentar, e com comida boa, um ótimo atendimento, e uma gestão impecável, é possível ter muito sucesso nessa atividade.

Pra quem deseja começar do zero, recomendamos muito estudo sobre o mercado e do que envolve ter um restaurante, não basta saber apenas cozinhar. Comprar um restaurante que já venha operando com sucesso, apesar de ser um pouco mais caro, trás muitos benefícios.

Precisámos fazer alguns alertas antes de você fechar a compra de um restaurante, afinal, muitas vezes isso é decidido somente por fatores emocionais, e embora eles sejam importantes, nessa hora é preciso ser racional.

a)      Investigue tudo o que puder sobre o restaurante que você deseja comprar

Somente porque você achou o nome e a arquitetura bonita, não significa que este seja o negócio certo pra você. Vá mais a fundo, e questione o dono sobre como anda o negócio, a contabilidade, o marketing, o atendimento, a quantidade de clientes, e se está tudo em ordem com alvarás de funcionamento. Verifique os detalhes da operação, desde equipamentos de cozinha, até o carro de entrega, se for o caso. Fique atento ao tamanho do local, pergunte se o imóvel é próprio ou alugado, e veja se é fácil ampliar no caso de você aumentar o número de clientes. Ainda analise os contratos com os fornecedores, e verifique se eles fornecem com boa regularidade e a um preço adequado, isso é relevante no caso de você ter que trocar de fornecedores, e ter que arcar com custos mais altos.

b)      Sempre quando você encontrar um restaurante a venda, pergunte o motivo

Restaurantes em geral não são vendidos quando são lucrativos, e por isso você precisa descobrir o motivo da venda. Motivos convincentes são, a aposentadoria, dívidas pessoais, ou porque o dono não quer mais atuar naquela atividade por ter cansado ou algo do gênero.

É possível que o restaurante esteja sendo vendido por uma série de razões não tão boas, como muitos impostos não pagos, dívidas com fornecedores, com funcionários ou alguma outra coisa que desabone o nome do estabelecimento.

No caso da parte financeira é possível levantar isso com o próprio dono, com o contador e com certidões negativas dos órgãos responsáveis. Talvez seja mais difícil você identificar outros fatores, como a falta de clientes, e por isso você pode comparecer ao restaurante alguns dias durante o funcionamento, para contar o número de clientes médios e quanto cada um gasta, para poder levantar o possível faturamento diário. Todos esses fatores se forem levantados com antecedência, podem não impedir a compra, mas com certeza, serão descontados do preço pedido.

 c)       O imóvel é alugado ou próprio? No caso de ser alugado, pode ser facilmente transferido para um novo locatário?

Converse com o dono atual, e caso o imóvel for alugado descubra com o locador, se ele pretende continuar a locar o imóvel, e se ao mesmo preço, afinal ele pode estar simplesmente esperando que o restaurante seja vendido para desocupar o imóvel e colocar um locatário que pague mais caro.

d)      Reputação num restaurante é 50 % do negócio

Felizmente hoje é mais fácil verificar se o restaurante tem boa reputação, e você pode fazer da forma tradicional, que é ir ao restaurante vários dias e analisar a quantidade de clientes, e até mesmo conversar com alguns deles para perguntar como foi a experiência de comer ali, ou pode recorrer a ferramentas na internet, como o Yelp, ou outros, onde os consumidores avaliam cada estabelecimento, se tiver muitas reclamações, veja se mesmo assim, vale a pena prosseguir a negociação ou partir para o próximo da lista.

e)      Inspecione em detalhes

Caso você esteja pensando seriamente em comprar aquele estabelecimento, faça uma investigação detalhada dos equipamentos, certifique-se que tudo existe em número correto e em estado de plena utilização, sem a necessidade de se gastar com reparos imediatos. Você pode ainda, caso decida pela compra, fazer um acordo com o proprietário onde ele se responsabilize pelo funcionamento dos equipamentos, por certo período, e que caso venha a estragar algum, que ele desembolse o pagamento para reparo ou troca.

Recomendamos que você leve uma pessoa imparcial para analisar junto com você, essa pessoa não deve estar envolvida emocionalmente e deve opinar de forma sincera.

Para encontrar o melhor restaurante para o seu perfil, faça uma busca no compre uma empresa, e analise cada opção, selecionando as melhores para entrar em contato e visitar, um bom corretor pode auxiliar muito nesta procura, principalmente se ele tiver boa experiência neste segmento. Você pode procurar um corretor perto de você no link CORRETORES, na parte superior do site.

Esperamos que você faça uma boa escolha, e conte sempre com a gente para auxiliá-lo. 

Voltar