Blog
Notícias e novidades
É mesmo um bom negócio ter uma franquia ?
26Feb
Franquia
Quando você se encontra no momento de abrir seu próprio negócio, muitas dúvidas surgem, afinal são necessárias diversas decisões difíceis. Você precisa escolher que tipo de negócio você vai abrir ou gerenciar, duas dessas opções são, comprar uma franquia ou negócio em funcionamento. E não existe resposta certa, isso vai depender do que é mais adequado para você. A nossa missão aqui é apresentar as vantagens e desvantagens de cada tipo de negócio, para que você possa decidir com segurança.
Vantagens
A compra de uma franquia permite a quem tem menos experiência nos negócios, uma série de vantagens, começando pelo apoio que o franqueador dará, os sistemas e o apoio proporcionado é muito valioso, tanto para empresários de primeira viagem, quanto para os mais experientes, pois trás todo o conhecimento acumulado no setor.
Franquias são atalhos de tempo, pois proporcionam um menor tempo necessário de aprendizado, principalmente porque o franqueador já testou o que dá certo e errado.
Pra que você tenha maiores chances de sucesso, opte por franquias consagradas, e com histórico de sucesso, esse tipo de franquia já terá passado pelo teste dos anos no mercado, e já tem aceitação comprovada dos serviços e produtos oferecidos.
Você terá toda a orientação necessária, para selecionar o melhor local, terá um site pronto, e auxílio no projeto de reforma, bem como treinamento para o dono e colaboradores.
O Franqueador costuma ser comprometido com o suporte e treinamento nas principais áreas do negócio, como operação, compras, negociação, atendimento e marketing.
As franquias com marca consolidas possuem marcas e produtos reconhecidos, gerando confiança na aquisição pelos consumidores, isso permite você entrar em um mercado concorrido e conseguir destaque quase imediatamente.
Desvantagens
Ao comprar uma franquia, você conta com todas as vantagens citadas acima, mas se você é um empreendedor mais inovador, terá certa dificuldade em operar um negócio desses, já que ele é bastante engessado, e você terá que seguir tudo o que é descrito no contrato.
Então não existirá espaço para inovação e aprimoramento de preços, marketing, arquitetura ou decoração, sinalização visual, ou até mesmo o horário de abertura e fechamento.
Cada franquia tem seus próprios controles, e depende de cada tipo de negócio. No geral elas são inflexíveis, o que pode ocasionar certa frustração ao empresário, que mesmo sabendo que pode melhorar algo, não poderá fazê-lo por proibição em contrato.
Uma franquia custa inicialmente mais do que um negócio novo, porque você está pagando por experiência e processos, e isso sem dúvidas vale o preço, inclusive o pagamento das taxas mensais, como os royalties e publicidade.
Nossa recomendação é que se for seu primeiro negócio, opte por uma franquia, até conseguir dinheiro e experiência, depois disso opte por abrir uma empresa do zero ou comprar uma em funcionamento, isso permitirá a você conduzir o negócio de acordo com suas ideias.
É uma questão de perfil individual, muitas pessoas ficarão para sempre com uma franquia, porque se adaptam as regras estabelecidas, mas os empreendedores acabaram se sentindo incomodados depois de algum tempo.
Esperamos ter ajudado você a decidir se você tem o perfil para ser franqueado ou para abrir um negócio novo.