Blog
Notícias e novidades
Evite os 3 problemas principais na compra de uma empresa ou franquia !
24Feb
Comprar Empresa
A compra de uma empresa ou franquia já existente é uma decisão extremamente importante, e será um dos melhores negócios que você irá fazer, desde que você conheça bem e cumpra as etapas necessárias. Estamos aqui para auxiliá-lo na escolha e nas demais etapas, não vamos esgotar o assunto, mas este artigo pretende guia-lo pelos passo certos até a compra da empresa ou franquia desejada.
1 . Certifique-se de ter o dinheiro necessário
A compra de uma empresa já existente trás grandes vantagens em comparação à abertura de uma nova, mas é preciso existir um planejamento adequado para isso. Apesar de muitas vezes a empresa já estar faturando, e possivelmente garantir uma remuneração logo após a compra, é prudente que você tenha capital para sustentar seu padrão de vida por pelo menos um ano, isso vai garantir maior tranquilidade para você administrar a nova empresa, sem ter que fazer retiradas frequentes.
Em média as novas empresas compradas, começam a gerar lucro, após um período de 6 a 18 meses, somente depois desse prazo recomendamos que você retire um pró-labore ou lucros, se for investidor.
É claro que isso varia conforme a empresa ou franquia comprada, no caso da compra de uma franquia, você pode consultar o franqueador para uma orientação financeira mais precisa.
Os franqueados mais antigos, e de outras cidades ou localidades, podem lhe informar como era a experiência no início das operações das suas franquias, esse pode ser um bom manual para você ter em mente, quando enfrentar algum problema.
Quando se trata de negócios, é sempre bom estar preparado para três cenários possíveis, o melhor, o intermediário e o pior. É claro que se você fizer tudo o que tem que ser feito a probabilidade de sucesso é muito maior.
2 . Compartilhe a sua decisão com seus familiares mais próximos
A família, mesmo não entendendo de negócios, pode ajudar você a enxergar pontos cegos do negócio, é importante que você escute com atenção. Converse sobre suas preocupações com eles, até todos ficarem confortáveis com o negócio a ser fechado.
Ter uma franquia ou uma empresa é uma decisão muito importante, que pode trazer muita alegria, tanto financeira, quanto profissional, porém todo negócio exige muito trabalho e dedicação, principalmente quando está se consolidando.
Por isso a família é tão importante nessas horas, o processo será muito mais fácil se você envolvê-los no projeto. É importante você ter o aval de todos os familiares próximos para continuar com a transação de compra, afinal você não quer qualquer tipo de objeção por parte deles.
3 . Converse com franqueados ou donos de negócios similares
Aproveite a experiência de proprietários de franquias da mesma marca, ou de negócios similares, é bastante provável que proprietários de empresas ou franquias próximas ou na mesma cidade, não se disponham a conversar sobre isso, por medo de abrirem espaço para a concorrência, então vá a outras cidades e tente conversar com os proprietários, nem todos estarão dispostos a colaborar, mas você sempre vai encontrar os que querem ajudar os que estão iniciando.
Faça uma lista de questionamentos, chame-os pra tomar um bom café e apresente suas dúvidas, alguns tentaram desestimular você, por isso antes de você marcar o encontro, vá a algumas dessas empresas ou franquias e verifique o local, a quantidade clientes por hora, com a finalidade de identificar se aquele é mesmo um bom negócio.
É muito provável eles não abrirem os dados sobre dinheiro com um estranho, mas pergunte sobre o setor, as tendências, as questões da operação, como foi a experiência deles com o negócio e termine pedindo recomendações do que eles fariam se estivessem começando novamente, você vai conseguir extrair informações valiosas dessa conversa.